Páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Culto Doméstico com crianças pequenas

Desde que comecei a levar meu pequeno à Escola Dominical tenho sido voluntária do departamento infantil. No entanto, num desses domingos tive que substituir  o professor numa classe de senhoras e a lição era sobre o culto doméstico. Falei um pouco da experiência positiva que esse momento devocional familiar teve em minha infância e de como foi importante pra mim nos primeiros dias de vida de Benjamin já começar a demarcar aquele momento enquanto eu o ninava antes de dormir.

No fim da aula, fui procurada por uma mãe de aluninhas minhas me perguntando como fazer o culto doméstico com crianças pequenas. Fiquei admirada quando outras mães também vieram e confessaram que, apesar de terem crescido em lares cristãos, não tiveram em sua infância nenhum incentivo a atividades devocionais. Elas me pareciam querer começar pra ontem o ensino da disciplina e prazer devocional a seus filhos. Não que eu seja especialista no assunto, mas usei a experiência da minha infância e a recente como aprendiz de mãe para falar algo que pudesse ser um ponto de  partida para que elas pudessem trabalhar com seus filhos.

Comecei o culto doméstico com meu filho porque queria demarcar aquele espaço em nossa vida desde o começo. Em vez de chamar o boi da cara preta, eu preferi cantar músicas que me confortaram durante minha infância, dizer versículos curtos e orar por ele que só me olhava. Depois de um ano de idade , ele já respondia participando. Alguns vão dizer que é lavagem cerebral ou assedio religioso precoce. Não é!!! Alguns acham importante inserir seus filhos nas tradições do folclore, do pensamento budista, da tradição afro-brasileira. Se deixarmos de lado as questões espirituais, eu responderia a estes que a herança de tradições de minha família é cristã. Pronto! Faz sentido? Pra mim faz!!! Eu tenho um prazer tremendo em responder a estes senhores que acham a fé desprezível e ainda falam em diversidade!!!

Algumas razões porque gosto do culto da família seguem abaixo. Destaco que elas não estão listadas por ordem de importância.
1-  Ajuda a inserir a criança no contexto da cultura cristã. No culto doméstico, eles aprendem os cânticos de nossa tradição, a forma de liturgia e o linguajar próprio usado no culto do segmento cristão a que pertencemos. Não é um mero formalismo é uma introdução à experimentação de um modo de exercer a espiritualidade e de estar na comunidade dos fieis que abraçam a nossa fé.
2- Cria um vínculo de comunhão entre os membros da família. Fortalece a ideia de um momento diário juntos.
3- Torna a oração uma prática e ensina as crianças a dividirem seus anseios e necessidades com os outros. É lindo ver um pequeno chegando e pedindo oração por uma tia que notou triste, acredite!!!
4- Treina a disciplina devocional.
5- Proporciona experiências inesquecíveis de orações respondidas e momentos de comunhão com Deus na família.

Se você for estabelecer uma rotina de culto familiar é importante que observe a idade de seus filhos e que veja o melhor momento do dia pra fazê-lo. Lembre-se que nunca é cedo demais. Não esqueça também de incluir a participação efetiva das crianças.

Vou dar um exemplo de um roteiro de culto doméstico. Neste caso, o mesmo é feito antes de dormir. Você pode escolher a melhor hora para os seus.
1- Historia bíblica: você pode trabalhar uma temática. Escolher um livro ou lição que tenha uma seqüência e trabalhar por dias. Existem livros infantis que tratam do sermão do monte, trazendo as bem-aventuranças para o contexto da criança. Há também os que tratam de um ou outro salmo especifico. Eu gosto de diferenciar a história bíblica na devoção familiar das lições bíblicas trabalhadas ao longo do dia.  Tento tratar a história ou lição bíblica como se fosse uma especie de mensagem do culto.
2- Cânticos: alternando cânticos infantis com aqueles do hinário de sua tradição. Acredito que quando as crianças são maiores já podemos trabalhar com ela o sentido das letras. Enquanto não, quando cantarmos os cânticos tradicionais estamos introduzindo nossos filhos na herança que recebemos e nos faz bem.
3- Pedidos de oração:  estimule as crianças a fazerem isso. Cada membro do culto pode escolher alguém pra orar no dia. Compartilhar pedidos pessoais é muito bom. Os pequeninos podem fazer pedidos que soem estranhos, dependendo da fase que vivenciem. Ex.: orar pelo boneco, etc. Neste caso redirecione o pedido e explique.
4- Oração: ore ou peça a uma das crianças que o faça. Com os pequenos deve ser curta. Agradeça fatos do dia, coisas que a criança fez e gostou, etc. Ore pelos pedidos e encerre com palavras de louvor. Use um linguajar que eles entendam.
5- Recapitule versículo que esteja ensinando
6- Faça um encerramento.
Este roteiro pode facilmente ser desenvolvido em 10 ou 15 minutos.

Não espere, comece!!!  Você aprenderá o jeito de fazer, enquanto faz.

20 comentários:

  1. Parabéns! Aqui em casa assumimos o compromisso de realizar para o Senhor nosso culto diário. Obrigado pelo texto, pois me ajudou bastante. Deus continue abençoando sua vida, familia e ministério junto à igreja que você serve. Luciano Lima

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Claudia, parabens pelo blog!! Por acaso você teria os nomes desses livros para crianças? Esse do sermão do monte, por exemplo, e outros que costuma usar.... Minha filha tem 5 anos, lemos a Biblia diariamente, mas não praticamos o culto domestico e gostaria de começar. Que tipo de literatura infantil voce recomenda? Obrigada desde ja. Meu email é fabianarguimaraes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana! Vou passar alguns títulos para você, assim que tiver um tempo de calmaria.

      Excluir
    2. Olá Ana Claudia, bom dia!

      Você pode me enviar via e-mail também os nomes dos livros que você lê para as crianças. Minha filha também tem 5 anos, não praticamos o culto doméstico e gostaria de começar.Tenho as mesmas dúvidas da Fabi, que tipo de literatura recomenda e quais dicas você poderia me dar.Desde já muito obrigada, Deus lhe abençoe grandemente.Meu e-mail é plsilva22@hotmail.com. Abraços!!

      Excluir
  3. Muito bom! Como é minha primeira filha de três anos estava precisando de uma direção...

    ResponderExcluir
  4. Louvo a Deus por sua vida. Parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,tenho o desejo de fazer em casa com meus filhos, um de 7 anos s uma de 2 anos, vc teria alguns textos que eu poderia ter como exemplo para começar a trabalhar isso? Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu blog! Precisamos de conteúdo assim hoje em dia!
    Obrigada pelo seu trabalho incrível! Esse post já me ajudou muito nas minhas dúvidas e anseios com relação ao culto doméstico!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Ana Claudia. Deus te abençõe com grandes bençãos.
    Amei o seu blogue. Estava pesquisando p fazer culto domestico com meus netos. De 12,9,4,2.
    Gostaria que me dandasse alguma ideia p meu.email. makcak51@gmail.com.
    Obrigada.
    Fique na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Ana Claudia. Deus te abençõe com grandes bençãos.
    Amei o seu blog. Estava pesquisando p fazer culto domestico com meus netos. De 12,9,4,2.
    Gostaria que me dandasse alguma ideia p meu.email. makcak51@gmail.com.
    Obrigada.
    Fique na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  9. Olá boa tarde Ana Claudia.Gostei bastante das suas dicas.Gostaria de receber dicas de livros pra ler com as minhas filhas de 6 e 9 anos.Que Deus continue te abençoando e te usando grandemente.Anac-feitosa@bol.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá boa tarde Ana Claudia.Gostei bastante das suas dicas.Gostaria de receber dicas de livros pra ler com as minhas filhas de 6 e 9 anos.Que Deus continue te abençoando e te usando grandemente.Anac-feitosa@bol.com.br

    ResponderExcluir
  11. Também preciso voltar a fazer com os meus filhos gostaria muito de algum material para me ajudar, se possível mande para o meu email, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir