Páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

O brincar e suas etapas nos primeiros 2 anos de vida

 Um dos poucos assuntos no universo infantil que talvez não gere tantas controvérsias é a importância da brincadeira no desenvolvimento. A brincadeira serve como forma de aliviar tensões e conflitos, além de desenvolver habilidades cognitivas e sociais, dentre  tantas coisas que podem ser destacadas. Além de tudo, brincar é divertido. 

Piaget, em sua vasta obra sobre o desenvolvimento infantil, destaca a forma como as brincadeiras e a exploração do ambiente se tornam o nascedouro das habilidades intelectuais da criança. Não é a toa que sua teoria tem como marco inicial a observação de seus três filhos Jackeline, Lucienne e Laurent em seu cotidiano, especialmente em suas atividades infantis . Acredito que toda mãe reconhece na brincadeira uma atividade importante, embora no início da vida de nossos pequenos nem sempre saibamos por onde começar. Acredito que a melhor escola pra toda mãe é se permitir aprender com seus próprios filhos e não se limitar a conceitos, embora seja importante observar coisas como a segurança das crianças pequenas nas atividades que propomos.     No entanto, acho que algumas instruções relativas às faixas-etárias podem ser um bom inicio no planejamento das atividades lúdicas. Seguem algumas sugestões de acordo com a idade das crianças, porém elas não devem limitar  sua criatividade. Até porque nosso papel é propor o novo para que assim novas possibilidades possam ser abertas e novas coisas descobertas e novas questões e desafios possam surgir. Vamos então ás sugestões:



- Até os seis meses:  Este é o período conhecido como sensório motor, pois praticamente a criança descobre o poder dos movimentos e explora o mundo a partir das possibilidades abertas por seus sentidos. No primeiro mês de vida, é provável que o bebê apenas explore o mundo com suas mãos e boca. Depois você perceberá que o bebê já acompanha imagens com os olhos  e aumenta sua base de movimentos. O próprio corpo se torna um brinquedo. Quem nunca viu seu bebê com o pé na boca? Neste momento mordedores e objetos que seu filho possa explorar a textura com a boca são bem-vindos desde que, obviamente, estejam bem higienizados. Brinque com seu filho, ajudando-o em sua relação com seu corpo. Quando for pegá-lo no berço, por exemplo, movimente suas pernas enquanto fala suavemente, toque nas partes de seu corpo cantando musiquinhas que ensinem os nomes dos membros do corpo. Posicione-se perto do berço e  chame-o até que ele o localize visualmente. Brinquedos que fazem barulho ou você mesmo emitindo som são também uma boa pedida. Obviamente que tudo deve funcionar com suavidade e moderação. Nesta etapa inicial, móbiles e outros atrativos visuais serão bem-vindos à medida que a capacidade visual do bebê é aumentada. Depois, prepare-se para ver seu filho testando os movimentos que pode causar a seu redor. Nesta fase, por exemplo, muitos bebês começam a gostar de atirar coisas no chão.  O som de um martelinho, cubos coloridos e tudo que se movimente tem um apelo especial. Por volta dos seis meses você notará muitas novas aquisições no jeito de brincar dos pequenos.




- De 6 a 10 meses: Nesta fase o bebê já terá um arcabouço maior de experiência com seu ambiente. Jogos de encaixe que tenham peças grandes, brinquedos que emitem sons podem ser fonte de aprendizado e entretenimento para seu pequeno. Esta também é a hora de oferecer brinquedos que estimulem o bebê a sentar sozinho e para introduzir livrinhos se você ainda não o fez. Existem livrinhos de pano, plástico e borracha feitos para esta faixa-etária. Use brinquedos no banho, que nesta fase já serão de interesse da criança.






- Dos 10 meses a 1 ano: Nesta fase, se o bebê já começa a engatinhar, sua capacidade de movimentos já começa a se mostrar bastante ampliada e a exploração do ambiente se torna  uma atividade apreciada. A criança começa a movimentar seu corpo, aplicando os recursos motores que tem quando escuta uma música ou som. Nesta fase, a criança já aprimora uma capacidade que anteriormente foi desenvolvida, desde o inicio da vida: ela consegue interagir com adultos comunicando-se em turnos  na brincadeira ou respondendo com seu balbucio à fala. Por isso, há um crescente interesse nos movimentos dos adultos, havendo constante imitação e troca de papéis nas brincadeiras, sejam elas com ou sem objetos. Nesta fase brinquedos que proporcionem movimentos são bem-vindos, bem como atividades como puxar e esticar, além de rasgar papel. Brincar ao ar-livre se torna uma atividade prazerosa, bem como banhos com brinquedos coloridos. Uma atividade legal, quando ao ar livre é nomear objetos e coisas da natureza, despertando o interesse do bebê para a idéia de que existem palavras que são referencias a certos objetos.



- De 1 a 2 anos: Nesta idade é muito importante que a criança tenha brinquedos nos quais já possa empregar sua força física recém descoberta. Não precisam ser brinquedos caros: objetos com rodinha, brinquedos de pano que possam ser arrastados pelo chão, etc. Isto ajudará a criança a desenvolver seu equilíbrio e sua coordenação motora. Perseguir balões de festa e brincar com pequenas bolas são atividades que ajudam o pequeno a desenvolver-se cognitivamente, bem como em sua parte motora. Nesta idade, rabiscar se torna uma atividade interessante, desde que se tenha cuidado com material toxico.  Já é interessante nomear as cores e contar objetos, sem nenhuma pressão para que a criança aprenda. Você pode dizer frases curtas como:
 ``caminhão amarelo´´ e mesmo que seu filho ainda não tenha a capacidade de assimilar a informação, ele estará tendo uma nomeação demarcada. Contar não será uma atividade elaborada que permita ter a noção de quantidade, por exemplo, mas será um exercício de memória que permitirá ao bebê desenvolver sua memória e entrar no contexto cultural dos termos da matemática.

Bom estas atividades podem ser um inicio interessante, depois é só observar o curso de desenvolvimento  e seguir incluindo novas atividades de acordo com os novos interesses. Não esqueça de incluir cânticos infantis, versos curtos e outras atividades. Você vai se surpreender com as capacidades de seu pequenino.


Uma dica legal para inspirar você a brincar é  o livro 150 jogos para estimulação infantil editado pela Ciranda cultural. Nele você pode encontrar atividades para os pequenos até os 3 anos. O que eu acho bom nesta obra é que a maioria das brincadeiras propostas conta apenas com materiais acessíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário