Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Aproveitando Ingredientes...ainda sobre bananas maduras- Doce e Geleia de Banana

Olá gente querida! 

Quando compartilhei a receita do bolo de banana fiquei devendo a do doce e da geleia. São receitas fáceis  e rápidas que ajudam a aproveitar as bananitas que vão ficando madura. O fim de semana está sempre sendo o período de ir na cozinha aqui nesse blog.

A geleia de banana eu aprendi com um vendedor de doce japonês. Pra quem não mora na minha região, que não é um filhote do nordeste como eu, doce japonês é um tipo de doce caseiro que alguns ambulantes passam na rua vendendo, fazendo soar um apito e gritando: Olha o Japonês!!!. Geralmente, eles são de castanha e coco, amendoim e coco, banana, etc. Por que o chamamos doce japonês? Não sei! Acho, do alto da minha ignorância, que não tem nada a ver com o Japão, mas quem souber fique a vontade pra me dizer. Hoje, em dia, os vendedores de Japonês são mais raros nas ruas, pelo menos nos grandes centros urbanos, mas um ou outro sempre dá o ar da graça e faz a alegria dos saudistas. 

Bom, depois desta breve introdução regionalista, vou explicar que eu estava gravida do primeiro rebento quando me deu vontade de comer o tal doce. Não foi nada demais, eu nem sou desse tipo que deseja, tira o marido da cama pra procurar jaca e tal...até nessa minha segunda gravidez sou tranquila, só a coluna que não ajuda! mas naquela ocasião, meu marido resolveu sair atrás de um , pois estávamos no interior, onde é mais fácil encontrar. Eu, depois de comer, perguntei ao vendedor como ele fazia aquele doce de banana tão diferente. Ele me corrigiu e disse se tratar de uma geleia ( me deu uma explicação daquelas sobre doces e geleias). Então lá vai a receita da geleia...

Geleia de Banana

Ingredientes: 750 g de banana prata ou nanica madura, 1/4 de xícara de suco de limão e 500 g de açúcar cristal (pode ser demerara). 

Preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador e depois transfira para uma panela. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até que comece a se desprender do fundo da panela (tipo ponto de brigadeiro). Continue cozinhando por um tempinho (5 a 10 minutos) em fogo baixo. Pronto. Coloque numa compoteira na geladeira e passe nas torradas, no pão, nas bolachas para a pirrralhada e os crescidos. 


Doce de banana

Ingredientes: 6 bananas maduras em rodela, 250 gramas de açúcar refinado ou demerara (se usar demerara o doce ficará escuro  mais rápido, então cuidado com o ponto), 250 ml de água e uma pitada de sal.

Preparo: 
Ponha o açúcar em uma panela para fazer uma calda no fogo. Quando a maior parte dele derreter, acrescente a água (não se aproxime muito da panela, pois às vezes respinga. O açúcar fica bem aquecido). Como dizia uma amiga que me ensinou, vai fazer um barulhinho como se fosse uma pequena explosão. Desfaça os possíveis torrões de açúcar deixando que se dissolvam e quando restarem poucos acrescente a banana e deixe cozinhar em fogo moderado ou baixo. O ponto do doce vai depender do seu paladar e não esqueça de acrescentar uma pitada de sal. Eu gosto do doce escurinho e com as rodelas de banana bem cozidas.  Se quiser e os seus não fizerem cara feia, acrescente uns poucos cravos da Índia após acrescentar  as bananas.

Não jogue bananas madurinhas fora! Você pode fazer coisas gostosas!!!! Se não quiser demorar na beira do fogão, faça uma vitamina ou uma cartola.  Alimente seus rebentos!

Um fim de semana abençoado a todos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário