Páginas

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Vamos arrumar a bagunça!

Bom dia a todos e que a paz real vos acompanhe!


Eu não sei com vocês, mas se há uma coisa que me cansa na arrumação da bagunça doméstica é quando ela volta pra o mesmo estado, tempos depois. Eu sempre tive uma rotina de evitar grandes bagunças. Até com o pequeno, sigo a rotina de pequenos passos de arrumação. Na minha casa, não temos tempo pra grandes faxinas, então dividimos tudo durante a semana e na sexta damos uma repassada geral. Queria receber dicas de quem tem...mandem pra este blog, pois juntos podemos ter grandes melhoras na arrumação de nossa rotina.

Creio que a arrumação de uma casa deve ser simples e funcional e que, aos poucos, é primordial envolver toda a nossa tropa. Vou dar um exemplo: Benjamin já arruma os brinquedos comigo, já põe a roupa suja no cesto e como ainda usa fralda para dormir também é ele quem a joga na lixeira, bem como cascas e restos de lanchinhos. Às vezes até me ajuda a tirar as coisas da mesa após a refeição e na arrumação do seu quarto. Não é trabalho escravo! Tento gerar bons hábitos...espero poder seguir enfrente com o passar dos anos.

Donna  Smallin dá algumas dicas importantes:

1- Organize de forma simples e será mais fácil manter.
2- Tenha lugares certos para as coisas
3- Ponha rotulos ou indicativos nas coisas. Assim, guardar as coisas no lugar pode se tornar uma tarefa que todos saibam executar.
4- Tenha um plano de organização diária (o que mantem a casa sobre controle pra você? Forrar a cama, recolher coisas espalhadas, tirar objetos da mesa, etc.). Deixe as grandes metas pra depois.
5- Não deixe de lado, guarde.
6- estabeleça regras domésticas para todos.
7- Tente deixar, sempre que possivel os lugares como encontrou. Vai dar banho nos pequenos? Já recolha a roupa suja, ponha no lugar o que tirou, etc.
8- Limite as pilhas de papel. Acredite em mim: elas ganham vida propria! Eu mesmo me descuidei nisso e estou tendo que fazer uma arrumação de um escritório que já foi exemplar.

Gostaram das dicas? Se você tem filhos pequenos, não tem como sua casa ser um primor toda hora, mas pelo menos mantenha o básico!  Nós mamães vez por outra encontramos nossa terra sem forma e vazia (rs).
 Se há cômodos ou armários em sua casa desafiando você, tente arrumar um pouco cada dia. Se você for esperar ter uma tarde talvez não tenha. Um exemplo: arrume uma prateleira por dia, uma gaveta por dia. Faça o trabalho de formiguinha...

Um bom livro sobre o assunto:

Organize-se
Donna Smallin
Editora Gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário