Páginas

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Aniversário Infantil- Usando a criatividade

Estes dias uma amiga postou um texto sobre as grandes festas infantis que existem na atualidade. Há muito tempo os aniversários infantis, em sua maioria, têm se tornado eventos sociais e não mais comemorações familiares ou entre amigos. Não estou dizendo que isto é certo ou errado, mas concordo com minha amiga em que tudo se torna tão obvio e previsível. Na minha infância, minha mãe organizava meus aniversários e era muito bom acordar e começar a preparar as coisas. Eu tive até um aniversário comemorado junto com minha amiga Laura. Acho que foi o de 4 anos. Eu lembro vagamente. Nossas amigas   argentinas Uli e Andrea eram as ajudantes. Tinha chocolate quente, bolo feito em casa, sanduíches, muita coisa quente por conta do frio. Nós participávamos de todo o preparo. Talvez por essas lembranças creio que há formas criativas de organizar um aniversário divertido em casa com os amiguinhos e parentes dos filhos e colocar a filharada pra ser parte do preparo. Eu sou adepta do organize você mesma! Agora mesmo estou bordando as fraldas de Beatriz e procurando energia para dar seguimento aos mimos de maternidade. Gosto de sentir que há um pouco de mim naquilo que organizo para os meus queridos.

Vejam estas sugestões para festa infantil:

A Tati do Panelaterapia dá uma dica legal: Fazer uma mesa estilo self-service com os ingredientes  e uma decoração bacana com o tema hotdogs. Vejam algumas das imagens postadas por ela, como sugestões:

Os créditos das duas imagens estão no blog dela, mas são:
Imagem 1: http://www.tiedribbon.com/2012/08/birthday-party-part-2.html
Imagem 2: http://alittlepolkadot.blogspot.com.br/2010/10/hot-diggity.html

Gostei desta idéia porque dá pra fazer uma coisa barata e simples, que não requer da mãe passar a festa trabalhando. Esse tempo pode ficar para as brincadeiras com as crianças e conversas com outras mães, caso as crianças se envolvam em atividades. Além disso, foge-se da tradicional idéia daqueles temas já tão repetidos.

Uma outra ideia legal é desenvolver um cardápio alternativo em que os bolinhos e coisas fritas são substituídos por deliciosos sanduíches frios decorados. O jeito de cortar (cortadores de biscoito são ótimos para cortar pão de miga ou forma), de enrolar e preparar pode fazer toda a diferença. Você pode fazer wraps de frios, sanduíches de carne moída em mini francezinho, sucos e coquetéis infantis (são super fáceis, eu passo depois a receita de alguns se quiserem!!!), pipoca feita em casa na hora da festa e distribuída em pacotinhos apropriados. Veja aqui uma dica de cardápio e arrumação do Portal Tudo Aqui:


 Acho que o jeito de dispor faz toda a diferença! É possível também fazer coisas que dão pouco trabalho como enrolar salchichas em massa folhada comprada pronta e levar ao forno, sanduíches de miga com patês e pastas feitas em casa ou comprados e frios, brotinhos de pizza feitos em casa ou com massa semipronta (só é preciso acrescentar o molho, o queijo e orégano).Os doces podem ser feitos pelas tias, mães e quem se dispuser e for habilidoso.

Pode-se também definir o tema a partir do cardápio. Por exemplo:

Pizzaria da Maria:Fazer uma tarde com pizzas diversas encomendadas antes e servidas numa mesa coletiva enfeitada como cantina italiana com pequenos vasos de flores e uma toalha xadrez vermelha. Principalmente se você planeja uma festa com poucos amigos ou amigas da mesma idade. É só usar a criatividade. Olha o convite legal da Festa em detalhes:
Um outro tema que gosto é o picnic no jardim, no quintal ou mesmo no parque. Vejam que festinhas simples e belas nas fotos abaixo:


Imagem: colorparty.com.br



Imagem: vestidademae.com.br


Olhe uma idéia legal  de como incluir frutas no cardápio e deixar a festa colorida no  Portal Tudo Aqui:




Esta idéia das frutas pode até mesmo ser usada em outros temas ou festas sem temas nas quais  você queira incluir frutas. Eu acho que um aniversário ao ar livre é tudo de bom para crianças. Você pode dispor o lanche, levar pacotinhos prontos ou mesmo 2 ou 3 cestas de picnic com conteúdo diferente, sucos e guloseimas para que as crianças brinquem e se sirvam livremente.
Outros temas como festa do sorvete, festa das bonecas (uma tarde entre meninas em que cada convidada trás a boneca e todas brincam juntas numa mesa de chá da tarde), festa no quintal (com busca ao tesouro, banho de mangueira, etc.) e um enfim de propostas em que se foge do obvio e se gasta menos.

Para ocupar as crianças em qualquer festa, você pode disponibilizar jogos, quebra-cabeças, kits de arte, pegar a vovó que faz cupcakes e pedir que organize uma oficina ou a tia artista que providencie uma oficina de arte ou até mesmo você propor brincadeiras de antigamente (dependendo da idade). Talvez você não terá a mesma exibição de uma festa organizada por buffet e produtores, mas você terá uma celebração que será de diversão para seu filho.
Enfim, dá pra fazer festa simples, fugir do obvio e não gastar o dinheiro do ano todo e se endividar!!! O seu pequeno provavelmente vai gostar. Obviamente estas são propostas para poucos convidados, talvez apenas amiguinhos do filho. Talvez esta seja uma desvantagem para quem gosta de festas mais cheias ou tem milhares de parentes e amigos e quer dar uma festa para eles.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente minha amiga linda! Até lembre dos nossos "cumples"!!! Certo. Todo era muy lindo, casero, rico y saludable! Es necesario volver a revivir aquellas viejas "buenas" constumbres! Te amo muito, Xeruuuuuuu. Pd. Obrigada por mi nombrar rsrsrsrs! Saudades

    ResponderExcluir