Páginas

terça-feira, 6 de maio de 2014

Depressão pós-parto- A maior prevenção é exercer o amor com a mamãe!



Toda mudança na vida que é significativa tem a potencialidade de se tornar objeto promotor de saúde mental ou de adoecimento. Muitos momentos  que marcam o desenvolvimento humano são considerados momentos suscitadores de crises que podem ser chamadas crises constitutivas. Constitutivas, porque são momentos que se tornam cruciais para o desenvolvimento daquele individuo.

Na vida de uma mulher, um desses momentos de bastante relevância emocional, física e afetiva é a gravidez, o parto e o pós-parto de cada filho. O corpo, a mente e o espirito de uma mulher se tornarão, inevitavelmente, diferentes depois deste marcante evento, pois carregarão em si uma historia de uma relação que é não só biológica porém também afetiva. Isto, inclusive, ocorre de forma diferente em cada processo, quando temos mais de um filho.

Na gravidez, muitas mudanças ocorrem. Há toda uma carga de hormônios que preparam o corpo da mulher para o nascimento de seu filho. Há,  também expectativas sobre uma série de coisas envolvidas na maternidade. Por esta razão, este é um período tão critico na vida de uma mulher. Ela tem que  lidar com uma série de mudanças que muitas vezes não são suportadas e ainda recebem todo  um acréscimo de fatores neuropsicológicos e hormonais. Então, este momento propicia o aparecimento de quadros emocionais diversos podendo tornar-se problemáticas mais  graves como a depressão pós-parto que pode ser brutal para este momento inicial do vinculo mãe-bebe e para a própria preservação da saúde mental da mãe.
É muito importante que sinais emocionais que se prolonguem sejam observados. Não vamos patologizar tudo! É normal ter uma certa instabilidade emocional na gravidez e durante os primeiros momentos de exercício da maternidade, mas  é importante atentar para pensamentos fixos, apatia generalizada, quadros de ansiedade muito forte, dentre outros.

Talvez um dos agravantes hoje em dia (não estou falando de causa, mas de fatores que propiciam o aparecimento de quadros de depressão pós-parto), seja a forma como nossa sociedade  se rege. No tempo de nossas avós, o período do pós-parto era sabiamente respeitado e a mãe recente recebia apoio de uma rede familiar de cuidados que se estendia sobre ela. Hoje, vivemos numa sociedade frenética e muitas vezes a gestante e a mãe recente não encontra o suporte e apoio emocional necessário e tem que lidar sozinha com as cobranças sociais sobre os cuidados do recém-nascido, as mudanças na imagem corporal, a solidão e muitas vezes a exaustão física a que o período de adaptação nos submetem. Além disso, não é só a mãe que se adapta ao novo filho e nova rotina, mas a criança também está se adaptando ao novo mundo e a mãe é a porta de entrada deste processo.


Bom, resta dizer que nesse tempo é primordial que a  mãe se sinta apoiada e acolhida pelo marido e por pessoas próximas, mesmo se o quadro de adoecimento já se evidencia, isto ajudará. Não cobrar muito de si e se entregar a esse novo momento é muito importante. Esta é também a hora de buscar conforto em Deus e força, pois não é um processo fácil. Se você não vive este momento e perto de você alguém vive é hora de exercer a caridade e apoiar, da forma que lhe for possível. Uma noite de sono, uma tarde com ajuda, uma conversa encorajante, fazem toda a diferença. A solidão nem sempre é a causa da depressão, mas é o seu principal alimento. Cuidemos uns dos outros! Perto de você pode haver uma mãe sofrendo por traz de um sorriso. Este tipo de sofrimento é mais frequente do que pensamos.  Se você, mãe em pós-parto, está sofrendo procure ajuda em Cristo e nos que lhe cercam. Deus sempre tem samaritanos a beira do  nosso caminho.

Imagem:deacondance.com

Nota da blogueira: Este é um texto que escrevi para o jornal AdNews, em sua última edição. Nesta semana das mães postarei textos novos e antigos em que trataremos dos cuidados com as mamães e não com os filhos! Estes são os planos…vamos ver se minha turminha deixa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário