Páginas

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Uma reflexão Oportuna

Estes dias lembrei deste trecho do livro de Ted & Margy Tripp  Instruindo o coração da criança (pp.22-23):



É a mesma mensagem para toda geração- mas feita engenhosamente sob medida para atender aos gostos de cada uma delas. A mensagem em destaque é EU! Eu mereço…Eu quero..Eu vou ser feliz se…Eu não posso viver sem…Esses mensageiros dizem a nós e a nossos filhos  o que devemos pensar a respeito da vida, a respeito deles mesmos , das outras pessoas e de Deus.(…)

Num trecho mais adiante: 

A cultura predominante tem ensinado aos nossos filhos a autoridade e os valores tradicionais são repulsivos. A cada geração as crianças exigem mais incentivos para cooperarem com as autoridades. Os heróis dos esportes e as estrelas de cinema enfatizam essa mensagem. As propagandas oferecem significados, identidade e prazer, através de roupas, novas experiências, carros e ``bugigangas". 
Todas as coisas materiais que o mundo difunde por meio da propaganda criam em nossos filhos um apetite carnal desordenado, que nunca pode satisfazer as criaturas feitas por Deus. Esses apetites desordenados banalizam a sua experiência de vida e afastam-nos de Deus.

Um outro trecho que destaco:

Ironicamente, o cinismo reina na cultura predominante. Os adultos são cínicos porque suas expectativas de uma vida de sucesso foram frustradas a muito tempo. Até os poucos que são ``bem-sucedidos'' consideram isso uma recompensa fútil. Os jovens são cínicos porque sua cultura inexperiente e astuta os deixa sem valores transcendentes, a não ser o da sobrevivência através de qualquer meio que sirva às suas concupiscências e aos desejos do momento! Eles são deprimidos, inquietos, críticos, argumentadores, desmotivados e indiferentes aos sucessos das gerações anteriores.

Nota da Blogueira: Eu não sei como é com vocês, mas quando eu vejo o que ocorre ao meu redor, eu penso como precisamos reunir esforços dentro de casa. Gaste o tempo que puder em família! Isso é urgente!!!

 A mensagem do mundo atual é muito forte e atrativa, na mesma medida em que me parece supérflua e enganadora. Nesses momentos, faz sentidos a agenda politica da nossa sociedade,especialmente daqueles que revelam em seus discursos suas intenções ou de alguns que se calam quando lhes é oportuno ou que assumem o discurso que as pesquisas traduzem como palatável à geração presente (não é a toa que os marqueteiros hoje, e não mais as ideologias que muitas vezes estão escondidas no rodapé imaginário das propostas, ditam o que deve ser dito!)

Cada dia mais a sociedade procura meios de nos afastar de nossos filhos e pôr no lugar da patologia a culpa de quem não lhes dá instrução formativa parental e sente que há algo errado! Sim, o grande projeto é que não sejamos mais protagonistas em sua educação, apenas coadjuvantes. A promessa de felicidade é o consumo, a experiência momentânea, o desejo incontrolável e nunca aquilo que é durador e etéreo! Tristes dias…tristes dias. 

Eu tenho fé em Deus e imploro por graça e coragem para ser diligente em minha tarefa de mãe. Sou só eu que tal Hagar choro no deserto espiritual, moral, cultural e social que se tornou esse mundo? Sou só eu que quero saciar a sede dos meus filhos e vejo que as boas fontes são poucas? O Blog me ajudou a descobrir que não estou sozinha!  Fontes boas ainda existem mas cada vez mais raras…

Que Deus me abra os olhos para ver as fontes que Ele  abre em meu caminho, quando parecer que não há saída neste mundo cada vez mais hostil à minha fé e convicções. Só assim, não viverei desesperançada como mãe. Que Deus me livre do engodo desse mundo. Que eu não seja presa dele, nem iluda meus filhos com isso. Hoje, às 4:30 da manhã minha pequena acordou. Eu a beijei e abracei com vigor (acho que toda mãe de bebê fofinho faz isso!!! Quando dorme bem, claro…tem dia que somos sonambulas de pé, eu sei...) , ela sorriu pra mim de uma maneira tão linda… Posteriormente, eu chorei pensando que mundo a espera, mas depois de um momento com meu Pai Celeste eu me  alegrei na esperança de saber algo- É Deus quem edifica o lar, eu só preciso ser diligente! Que bom que o comando é dEle! Se fosse meu…eu cairia de desespero, confesso. Quem é capaz sozinho de vencer essa avalanche???

Uma boa semana vindoura!!! Tenhamos esperança!


Nenhum comentário:

Postar um comentário