Páginas

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Tirando a poeira do blog



Oi queridas e queridos,

Volto de dias bem corridos por inúmeros motivos que não são incomuns ou desconhecidos das mamães que acompanham este blog. Estive envolvida com os cuidados á minha família e em projetos especiais com as crianças que me custaram alguns dias sem passar por aqui. Senti muitas saudades!
Tenho alguns e-mails de leitoras e sugestões para atender, mas aos poucos as coisas vão retomando ao seu curso normal. Como mães passamos por constantes desafios, o que tenho aprendido é que eles existem porque são necessários a nossa existência e então nos ensinam coisas novas, habilidades novas ou trazem à tona coisas que precisam ser trabalhadas e aperfeiçoadas. Não é a toa que a Bíblia diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Esta é uma verdade incontestável. Muitas vezes como mães e mulheres cristãs somos tentadas a achar que isso quer dizer que o que passamos vai nos levar a algum tipo de compensação. Sem dúvidas, há recompensa para nosso trabalho, mas muitas vezes tenho a sensação que a obra que Deus tem a fazer nas minhas provações como mãe e esposa é me mudar e não apenas mudar meu cenário. 

Sim, nem sempre as provações da minha vida vão resultar em milagres estrondosos e coisas materiais ou em soluções miraculosas aos olhos. Já fui objeto desse tipo de bem vindo de Deus e sou, acredite, ainda sou. Porém, há milagres silenciosos que Deus opera em nos, no nosso interior.  Estes dias passei por uns dias sobrecarregados, uma amiga muito querida e minha mãe protestaram porque naquela determinada situação não pedi ajuda. Muitas vezes é necessário que gritemos por socorro. Outras vezes não. Expliquei que dessa vez me vi impelida a tentar ser forte em Cristo, a orar, encontrar paz e tentar enfrentar a hora difícil, aprendi que certas coisas são sim possíveis naquele que nos fortalece (Fp 4.13). É engraçado que quando Paulo  fala de poder todas as coisas naquele que lhe fortalece, me parece que não há um contexto em que ele se direciona ao fato de poder conquistar algo, me parece que o foco principal do texto é que Naquele que o fortalece era possível passar por todas as coisas. Sim! Em Deus podemos conquistar coisas, quando é para sua gloria e o bem de seu reino e seu povo, mas nem sempre tudo se resumirá a uma conquista. Quase sempre em minha vida de mãe, isso se resume a poder enfrentar tudo e desenvolver meu chamado e tarefa nAquele que me fortalece. Se você, cara mamãe, mesmo sem dominar o grego e ter aulas de exegese e hermenêutica, fizer o simples exercício de ler o capitulo todo, verá que o texto é sobre poder enfrentar todas as coisas em Cristo.

Estes dias, uma circunstancia comum na vida de muitas mamães, me tirou do que era comodo, sacudiu minha dependência de um determinado recurso e me ensinou que posso sim enfrentar todas as coisas nEle. À noite, num dos dias conversei com duas amigas queridas, uma ao telefone e outra por um bate papo cibernético rápido. As duas, tal qual a minha mãe, carinhosas como são, me interpelaram perguntando porque não pedi por socorro delas. Sim, o socorro seria bem-vindo, mas naquele dia Deus queria me ensinar que eu podia enfrentar os três  dias desafiantes que tive nEle! Por isso digo que na maioria das provações, ao pensarmos que nada aconteceu, porque as respostas não vieram instantâneas do céu , estamos enganados. Deus está trabalhando em nós, talvez este seja o verdadeiro milagre. Sabem queridas, Deus escuta nossa oração, mas não a atende sempre da forma que queremos. Deus não faz o que queremos, Ele faz o que precisamos. Deixem-me compartilhar uma experiência: quando Beatriz nasceu tinha um refluxo muito forte que me impedia de dormir. De dia, eu cuidava dela e de seu irmão e no horário da noite tínhamos o plantão permanente. Uma outra amiga também estava exausta cuidando de seu bebê. Juntas conversamos sobre a forma como oramos para que Deus mudasse aquela circunstancia e nada acontecia. Semanas depois as duas compartilhamos a mesma experiência: cantar e orar na madrugada enquanto os pequenos não conseguiam dormir. Começamos a combinar de orar uma pela outra quando isso ocorresse. Um segundo aspecto que compartilhamos foi como o cuidado nas noites em claro em oração começou a gerar amor traduzido em paciência em nós para aquela situação. Deus não curou minha filha naquele período , o bebê da minha amiga teve inúmeras doenças consecutivas. Deus não mandou um anjo, não operou um milagre em tempo recorde, Ele nos ajudou a crescer. O milagre não foi nos filhos, foi em nós, as mães.

Se você está passando por um momento difícil, quero encoraja-la a pensar que a prova NUNCA é maior do que nós. Deus a permite no tamanho e proporção que dela precisamos. A maternidade inclui momentos muito difíceis, mas inclui também o nosso crescimento, o brotar de novas habilidades que são trabalhadas como que no fogo da provação e da necessidade. Você pode passar pelo que passa nAquele que lhe fortalece! Enxugue as lagrimas ou chore-as na presença de Deus, encerre as reclamações e os discursos de que é a mulher mais abandonada, mais atarefada e que não pode contar com ninguém. Se tiver de dizer isso, diga a Deus em oração. Mude sua atitude e enfrente os fatos. Se Deus não mudar as coisas, ofereça-se a Ele e Ele mudará você!


Vivamos mais um dia minhas amadas!

2 comentários:

  1. muito bom seu comentario, como sempre, por isso dizem que nos pequenos vasos é que contém os melhores perfumes.
    um beijo no coração

    ResponderExcluir